Max trabalha para eleger até seis deputados estaduais pelo Podemos

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, articula a formação de uma chapa de candidatos a deputado estadual pelo Podemos pensando alto. Max demonstra força política também no jogo da sucessão ao governo, trabalhando por 2030 apostando em 2026.


Por Rota Araguaia em 09/02/2026 às 20:19 hs

Max trabalha para eleger até seis deputados estaduais pelo Podemos
Foto: Toko PH

Pedro Pinto de Oliveira


O deputado Max Russi, presidente da Assembleia Legislativa, já está no comando do Podemos. Está empenhado em formar uma chapa de candidatos a deputado estadual que promete ter uma excelente resposta eleitoral. “Com certeza faremos cinco estaduais, mas quero eleger seis. Parece distante, mas eu vejo ser possível”, diz Max. Em óbvio, é mais do que uma simples bravata neste momento de formação das chapas de proporcionais. No atual cenário eleitoral atual, até os adversários reconhecem a capacidade de articulação de Max e da sua liderança hoje, ainda mais ocupando o cargo de presidente da Assembleia.

Um detalhe estratégico na formação da chapa de proporcional do Podemos é que os candidatos não precisam ser campeões de votos. Nada que assuste os candidatos de menor poder eleitoral. Será, segundo ele, uma boa chapa que dará a oportunidade de eleger com menos votos das previsões gerais. Lógico que a chapa contará com a força eleitoral de Max, o grande puxador de votos da legenda. Entre os novos nomes que Max apresentará na chapa do partido está, por exemplo, a arquiteta Scheila Pedroso, de Sinop. Ela é secretária de Planejamento Urbano e Habitação de Sinop e ex-esposa do prefeito Roberto Dorner. É um nome novo para representar o Nortão na Assembleia. Max é um player na disputa da sucessão de Mauro Mendes. Tem sido cortejado por lideranças de diversos partidos que reconhecem o tamanho político e eleitoral que ele tem hoje. Em entrevista à jornalista Vitória Gomes e Giordano Tomaselli, do site MidiaNews, o presidente da Assembleia Legislativa, ainda no PSB, mas que deve se filiar ao Podemos em março e comandar o partido no estado, afirmou que buscará um espaço de destaque para a sigla na chapa que o grupo apoiará ao Governo do Estado.

Ele deu o seu recado. Max trabalha para fazer a maior bancada da Assembleia Legislativa nas próximas eleições e sabe: com esse peso, terá que ser chamado a discutir a formação da chapa majoritária que irá apoiar, governador e vice e as duas vagas de senador com seus suplentes. Max não participará de uma chapa “imposta e sem diálogo”. A decisão do apoio, entretanto, será feito em decisão conjunta pelas lideranças do partido.

“O Podemos vai estar bem-posicionado, bem fortalecido e conversando com quem queira conversar com o Podemos. Lógico que qualquer chapa composta, ou imposta, sem diálogo, sem conversa, não vai ter o aval do Podemos”, afirmou. “As lideranças que vão decidir qual caminho a gente vai adotar. Lógico que a participação de um partido que vai fazer a maior bancada na próxima legislatura aqui na Assembleia [pesa]. Vai ser um partido disputado, procurado e nós vamos fazer a conversa de forma transparente porque o que alimenta a política é o diálogo”, acrescentou.

Candidato a governador, “no caminho certo”

Questionado sobre pedidos de prefeitos do interior para que ele dispute o Governo do Estado, Max disse, segundo o MidiaNews, estar focado na reeleição para a Assembleia.

Ele atribuiu a lembrança de seu nome ao perfil municipalista e às entregas realizadas em parceria com os municípios, mas sinalizou que o projeto para março é consolidar as chapas proporcionais. “Eu fico feliz sempre que sou lembrado, é sinal de que o nosso trabalho está dando resultado. Isso aí me motiva a trabalhar ainda mais, [me faz ver que] nós estamos no caminho certo”.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !